O Estudo do Meio é uma área para a qual concorrem conceitos e métodos das Ciências Naturais – como a Biologia, a Física, e a Química – e das Ciências Sociais – como a Geografia, a História, a Economia, a Sociologia, e a Antropologia, abrangendo, assim, uma grande diversidade de temas, questões, conceitos e métodos, que permitem ao professor uma prolongada e diversa acção, dirigida a integrar o aluno no seu mundo e a intervir na construção do seu futuro pessoal e social. Com o Estudo do Meio, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidades e desenvolvam e interiorizem atitudes e valores para compreenderem a realidade física e social do mundo em que vivem, por forma a assumirem, no futuro, o papel de cidadãos activos e intervenientes numa sociedade democrática em permanente transformação.
Para atingir esta grande finalidade, a área do Estudo do Meio procura promover a análise, compreensão e avaliação crítica de questões e problemas que afectam a humanidade e a tomada de posições esclarecida e fundamentadas face a determinados acontecimentos, situações, acções e valores, quer em termos espaciais quer temporais.
A necessidade de estudar o meio prende-se, assim, no que se refere ao meio próximo, com a necessidade de consciencializar a criança acerca da realidade em que vive, preparando-a para compreender e intervir nessa realidade. Corresponde também, e tomando meio no sentido plural de meios – contextos em que os homens vivem e com que interactuam –, à necessidade de levar a criança a adquirir o sentido de relação homem/meio, e a compreender as suas implicações nas vivências sociais, económicas e culturais dos indivíduos e das sociedades.
Bibliografia:
ROLDÃO, M. (2001). Estudo do Meio no 1º Ciclo. Fundamentos e Estratégias. Lisboa:Texto Editora. pp. 27
Para atingir esta grande finalidade, a área do Estudo do Meio procura promover a análise, compreensão e avaliação crítica de questões e problemas que afectam a humanidade e a tomada de posições esclarecida e fundamentadas face a determinados acontecimentos, situações, acções e valores, quer em termos espaciais quer temporais.
A necessidade de estudar o meio prende-se, assim, no que se refere ao meio próximo, com a necessidade de consciencializar a criança acerca da realidade em que vive, preparando-a para compreender e intervir nessa realidade. Corresponde também, e tomando meio no sentido plural de meios – contextos em que os homens vivem e com que interactuam –, à necessidade de levar a criança a adquirir o sentido de relação homem/meio, e a compreender as suas implicações nas vivências sociais, económicas e culturais dos indivíduos e das sociedades.
Bibliografia:
ROLDÃO, M. (2001). Estudo do Meio no 1º Ciclo. Fundamentos e Estratégias. Lisboa:Texto Editora. pp. 27
Sem comentários:
Enviar um comentário