terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Estratégias de aprendizagem

Segundo Simões (1995:24), «a intervenção do professor implica uma escolha constante de estratégias, face às múltiplas alternativas que se colocam em diversos contextos, de modo a identificar os problemas e as acções a desencadear, bem como a analisar os efeitos dessa actuação».
No meu dia-a-dia, procuro que os meus alunos encontrem muitas estratégias principalmente de memorização através da repetição. Acredito que a sistematização e repetição do conteúdo é a estratégia inicial mais fácil para a aprendizagem.
Também recorro muitas vezes à sala. Digo-lhes sempre que as respostas estão na sala.
Ajudo-os a encontrarem estratégias de escrita, de associação de sons, de posicionamento dos dedos das mãos, de criação de imagens mentais com rimas, canções e muitas outras formas.
Quando verifico que determinada estratégia funciona, ou seja, quando entendo qual a estratégia que o aluno seguiu para compreender, procuro ajudá-lo em caso de dificuldade a recordar a forma como associou e utilizo-a noutras situações.

Bibliografia:
SIMÕES, H. (1995) Dimensões Pessoal e Profissional na Formação de Professores. Aveiro: Editorial Cidine