Há uns tempos, numa turma de 1º ano, falei com os alunos sobre o feriado de 5 de Outubro. Expliquei arranjando elementos que fossem familiares ao seu código, como os reis, os presidentes, introduzindo conceitos simplificados de monarquia e república. No final do dia, perguntei-lhes se ainda se lembravam porque razão era feriado no dia 5 de Outubro. Um aluno respondeu o seguinte: “No dia 5 de Outubro de 1910 deixámos de ter reis e passámos a ter o Cavaco Silva”.
Isto significa que quando um professor transmite mensagens aos alunos, o código deve ser o mesmo para que a troca de informação seja facilitada. Para além disso, o código deve ser adaptado ao repertório de conhecimentos, estatuto sócio-cultural e atitudes do receptor. No entanto, pode existir pouca objectividade na codificação se a informação transmitida não for suficiente ou, pelo contrário for em excesso.
Isto significa que quando um professor transmite mensagens aos alunos, o código deve ser o mesmo para que a troca de informação seja facilitada. Para além disso, o código deve ser adaptado ao repertório de conhecimentos, estatuto sócio-cultural e atitudes do receptor. No entanto, pode existir pouca objectividade na codificação se a informação transmitida não for suficiente ou, pelo contrário for em excesso.
Por outro lado, podem existir diferenças entre o que o emissor quer transmitir e o que o receptor apreende O código utilizado tem de procurar ser o mais indicado para expressar ideias ou os objectivos a comunicar.