sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O que a escola fez pela minha escrita?

Tenho poucas recordações da aprendizagem da leitura e da escrita na escola do 1º Ciclo. Lembro-me apenas de escrever histórias livres cheias de erros ortográficos, num caderno que ainda hoje guardo porque me davam imenso prazer em fazer e são essas que ainda recordo.
À medida que a escrita se tornou mais exigente nos tempos do 2º e 3º Ciclos e Secundário lembro-me que enquanto aluna tive de escrever de forma esquemática e organizada para poder passar nos exigentes testes. Para praticar a escrita, repetia a escrita de frases para estruturar o meu pensamento. Assim, quando chegava aos testes podia ter sucesso na escrita de conteúdos, ou seja, tinha de decorar os conteúdos da melhor forma e escrevê-los como estavam nos livros. Para tal, aprendi a arranjar estratégias de escrita que me ajudavam a decorar e a organizar o meu pensamento para escrever rápido e de forma perceptível para o professor.
Hoje considero que sem a escola não teria tido a oportunidade de em certas alturas ser motivada para criações de escrita, quer seja através da professora que valorizava a escrita livre de poemas, quer através dos testes em que escrevíamos para sermos avaliados.
Em suma, apenas sei que continuo a praticar a escrita, em momentos que individualmente me sinto inspirada ou mesmo apenas por contextos profissionais.