domingo, 17 de fevereiro de 2008

Sociedade da Informação - perdida no tempo em Portugal

Considero que há falta de investimento na educação da parte do estado português, constitui por si só uma barreira à expansão da sociedade da informação. Esta era das novas tecnologias e comunicações exige que todas as escolas recriem um ambiente de aprendizagem motivador, interactivo, moderno, onde haja a utilização constante das tecnologias da informação. Em vez disso, na maioria das velhas escolas não há investimento, mas sim descrença e desmotivação. Alguns professores vêm o computador ao canto da sala como uma dor de cabeça e os alunos absorvem essa atitude.

Apesar de o estado português ter colocado em execução o plano para a sociedade da informação, nomeadamente a ligação dos computadores à Internet de todas as escolas em 2001, e os vários milhões que se dizem ser investidos ainda muito há a fazer na mudança de mentalidades.

Será que isto poderá criar um cenário em que temos a comunidade de escolas que aderiram às novas tecnologias e outras completamente info-excluídas, mesmo com computadores lá metidos?