Se conseguirmos definir o que são as boas práticas talvez consigamos enquadrar o nosso trabalho nelas. Quanto a mim, boas práticas passam por:
· Programas e iniciativas que preparem os alunos para tirarem o melhor partido do que hoje em dia existe na sociedade, neste caso através das TIC.
· Actividades que enquadrem cada aprendizagem no programa que estamos a desenvolver e quando necessário incentivar à investigação.
· É disponibilizar aos alunos formas de acederem ao conhecimento e tirarem o melhor partido das novas tecnologias.
· Desenvolver com a ajuda das TIC formas das crianças adquirirem aprendizagens de forma motivadora e até mesmo algo originais.
· É também uma educação inclusiva, onde não há lugar à distinção entre alunos que facilmente se apropriam e outros com mais dificuldades.
EXEMPLO
No contexto do trabalho que desenvolvi durante os dois últimos anos nas aulas extra-curriculares de TIC, realizei actividades que se enquadravam nas matérias que fazem parte do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o programa, com o ano de escolaridade.
Estas actividades complementam as aprendizagens da sala de aula e isso é positivo, não só porque se interessam, comentam, recordam as aulas que já tiveram, veêm formas diferentes de concretizar trabalhos que não só através do lápis e do papel da sala de aula.
Em resumo, acho que são na maioria das vezes boas práticas na utilização das TIC porque:
· complementam as matérias dadas em sala de aula, uma vez que as actividades estão de acordo com o currículo do 1º ciclo do ensino básico;
· adequam-se ao ano de escolaridade dos alunos, ou seja, são bastante diversificadas;
· propiciam a pesquisa e a descoberta, com a possibilidade de se complementar aprendizagens, interesses, e questões pertinentes que surgam;
· são motivadoras porque muitas das actividades são dinâmicas, inovadoras; · Possibilitam a aquisição de conhecimentos através da utilização das TIC;
Sem comentários:
Enviar um comentário