Luria, Leontiev, Vyogtsky (1991), referem que enquanto para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vigotsky, a aprendizagem favorece o desenvolvimento. Ou seja, a aprendizagem só funciona quando faz desenvolver o potencial da criança, sendo por esta razão que a aprendizagem tem um papel fundamental no seu desenvolvimento.
Portanto, na perspectiva de Vygotsky, e considerando a zona de desenvolvimento potencial, o professor tem de organizar os conteúdos e conceitos de modo a que a criança possa atingir um patamar mais elevado. Deste modo, o professor deve monitorizar e orientar o aluno em direcção à resolução de problemas e trabalhar como regulador do seu processo de conhecimento. O papel dos colegas também é relevante, dado que as interacções que estabelecem no seu grupo de trabalho levam a processos de imitação importantes no seu desenvolvimento e aprendizagem.
Por exemplo, o professor coloca um problema de Matemática. Se o professor utilizar o quadro para explicar o raciocínio da solução, da próxima vez os alunos já saberão fazê-lo. No entanto, se simplesmente lhes der o resultado, os alunos não vão conhecer o processo de realização do problema e na próxima vez vão continuar com dúvidas para o resolver.
Bibliografia:
Luria, Leontiev, Vyogtsky & outros (1991). "Psicologia e Pedagogia 1. Bases Lóias da Aprendizagem e do Desenvolvimento". Lisboa: Editorial Estampa. p:31-
Portanto, na perspectiva de Vygotsky, e considerando a zona de desenvolvimento potencial, o professor tem de organizar os conteúdos e conceitos de modo a que a criança possa atingir um patamar mais elevado. Deste modo, o professor deve monitorizar e orientar o aluno em direcção à resolução de problemas e trabalhar como regulador do seu processo de conhecimento. O papel dos colegas também é relevante, dado que as interacções que estabelecem no seu grupo de trabalho levam a processos de imitação importantes no seu desenvolvimento e aprendizagem.
Por exemplo, o professor coloca um problema de Matemática. Se o professor utilizar o quadro para explicar o raciocínio da solução, da próxima vez os alunos já saberão fazê-lo. No entanto, se simplesmente lhes der o resultado, os alunos não vão conhecer o processo de realização do problema e na próxima vez vão continuar com dúvidas para o resolver.
Bibliografia:
Luria, Leontiev, Vyogtsky & outros (1991). "Psicologia e Pedagogia 1. Bases Lóias da Aprendizagem e do Desenvolvimento". Lisboa: Editorial Estampa. p:31-
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